A importância do Território para a compreensão do espaço geográfico

Spread the love

Não há dúvidas que o território é um importante conceito para a compreensão do espaço a partir de uma leitura geográfica. O estudo do tema território e territorialidade estão presentes nos currículos da geografia escolar como elemento base da própria ciência que se apresenta. Mas como o território pode, ou deve, ser compreendido a partir da realidade nacional brasileira? 

Para o professor Milton Santos “o território é onde vivem, trabalham, sofrem e sonham todos os brasileiros. Ele é, também, o repositório final de todas as ações e de todas as relações, o lugar geográfico comum dos poucos que sempre lucram e dos muitos perdedores renitentes, para quem o dinheiro globalizado (…) já não é um sonho, mas um pesadelo.” (SANTOS, 2002, p. 48).

Oportunizar ao aluno, dentro da construção da geografia escolar, a compreensão da importância do território é uma condição sine qua non outras leituras não podem ser feitas, como a própria compreensão sobre o que é, afinal, o espaço geográfico.

Não é possível imprimir um único método para a discussão sobre o que é território dentro das aulas de geografia no ensino fundamental e ensino médio, fundamentalmente a compreensão conceitual do termo é um caminho possível que se apresenta como possibilidade construtiva das análises pedagógicas a partir dos espaços escolares entre professores e alunos.

(por Santiago Siqueira).

Referência:

SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *